A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), proporcionou uma oportunidade única aos comerciantes e prestadores de serviço da cidade ao promover, em parceria com o Sebrae, o curso de capacitação para participação em concorrências públicas.
O Centro Educacional Técnico (Cetec), polo de Catanduva, foi um deles. A empresa está na cidade há 18 anos e participou de sua primeira concorrência somente agora, após o treinamento. A unidade fechou contrato para a entrega de seis cursos ao município. A licitação foi no modelo pregão eletrônico.
“Participamos da palestra e do curso. A oportunidade foi muito interessante. Entramos para aprender e resolvemos arriscar na primeira chance que tivemos. Estamos agradecidos ao Sebrae e à Prefeitura. É possível concorrer e ganhar”, disse a mantenedora do Cetec local, Simone Donizeti Ferreira Soares Mota.
Para o consultor jurídico do Sebrae, Heveraldo Galvão, o benefício financeiro ao município também é satisfatório. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que cada um real que sai dos cofres públicos para pagar empenhos às empresas locais gera até 70% de desenvolvimento econômico da cidade.
O treinamento teve como base a Lei Complementar nº 123/2016, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que possibilitou mecanismos diretos para garantir tratamento diferenciado às MPE nas compras governamentais.
Neste sentido, o curso é um importante instrumento de capacitação e preparação para a participação em processos licitatórios.
“Realizar um diagnóstico correto da empresa, fazer uma análise de risco e prever as ameaças é fundamental para o sucesso dos empresários em concorrências. Todas essas informações foram passadas durante as 15 horas de curso, com conteúdo teórico e dinâmicas de simulação de licitações. Os participantes vivenciaram como funcionam o pregão, chamada pública, tomada de preços e carta convite”, explicou Galvão.
Fonte: Assessoria/Prefeitura